Evento reunirá grandes nomes da área dos Direitos Humanos e da Cultura, nos dias 17, 18 e 19 de outubro
Nos dias 17, 18 e 19 de outubro o Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina realizará o Seminário Cultura de Direitos e Cultura Democrática, evento presencial e gratuito, no Teatro Casa Grande, Leblon, Rio de Janeiro. Você é nosso convidado para discutir os elementos constitutivos do ethos da cultura democrática no Brasil. As vagas são limitadas e, para assegurar sua participação, inscreva-se no prazo entre 1º e 19 de outubro.
O objetivo do evento é refletir sobre o desafio da cultura democrática no Brasil, apresentando temas transversais como sistema de justiça, literatura e linguagem, história do direito, constitucionalismo, racismo estrutural, direito à cidade e aos territórios.
Como indutores do debate teremos a presença de intelectuais e ativistas comprometidos em debater as verdadeiras causas da desigualdade que compromete a democracia e os direitos econômicos, sociais e culturais no país.
Entre as presenças confirmadas estão: a Deputada Federal pelo PCdoB Jandira Feghali; o professor da Faculdade de Direito e coordenador do projeto “Direito Achado na Rua” na UnB José Geraldo de Sousa Junior e o professor Pedro Cláudio Cunca Bocayuva, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ.
Lançamento de livro e exposição
No terceiro e último dia do Seminário, 19/10, acontecerá o lançamento do livro “Cultura de Direitos e Cultura democrática – Narrativas Críticas”, uma iniciativa do Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina que reúne textos e imagens acerca dos direitos humanos no Brasil e no Rio de Janeiro.
A apresentação do livro será realizada pela diretora do IJHF-AL Maria José Coelho. Em seguida Cunca Bocayuva fará a palestra de encerramento, sobre “Desafios para uma cultura democrática”. É de Cunca Bocayuva também a exposição “Arte e resistência”, apresentada neste dia.
O Seminário Cultura de Direitos e Cultura Democrática é uma realização do IJHF-AL, com apoio da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal e Ministério do Turismo – Governo Federal.
4 respostas
Sou membro de uma grupo de pesquisa estudamos Teoria Crítica do filósofo Theodor Adorno
Esse tema me interessa
Estarei lá.
Que satisfação fazer parte desse coletivo que contribui p um país democrático!