O que é o Programa Marielle Franco

Compartilhe

O Programa Marielle Franco é um projeto de educação que tem como objetivo principal fomentar ações de educação em direitos humanos que promovam o respeito à dignidade humana e à igualdade, dedicada à formação de profissionais em áreas específicas.
Está em alinhamento com o Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos adotado pelo Brasil, em 2004, por recomendação da Assembleia Geral das Nações Unidas – PNEDH/Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

Sendo uma parceria do Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina (IJHF-AL) com o Programa Cultura de Direitos e Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos da Prefeitura de Maricá, o PROGRAMA MARIELLE FRANCO realizará uma série de ações, cursos, seminários e eventos com a finalidade de desenvolver atividades junto à população, voltadas para a capacitação e formação em direitos humanos com perspectiva crítica e interdisciplinar.

O primeiro evento organizado pelo programa Marielle Franco foi o Seminário “SEM DIREITOS NÃO HÁ DEMOCRACIA, SEM DEMOCRACIA NÃO HÁ DIREITOS”. Realizado no dia 22 de agosto de 2023, o evento lotou o Cine Teatro Henfil, em Maricá (RJ), e apresentou aos servidores e à população os pesquisadores envolvidos no Programa.
Em 2024, serão desenvolvidos dois cursos de Formação em Direitos Humanos para Agentes de Bairro e dois na área de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Servidores. Ainda, um curso sobre Realidade Brasileira (CRB) e Direitos Humanos.
Serão realizados quatro Seminários Temáticos e um grande evento anual: a “Semana dos Direitos Humanos: problematizando a Declaração Universal de 1948”.
Cartilhas temáticas serão elaboradas para os cursos e o programa também desenvolverá pesquisa que objetiva instrumentalizar o desenvolvimento de um Sistema de Indicadores de Direitos Humanos em Maricá – SIDHM.
Acompanhe as redes sociais do Programa Marielle Franco (@programamariellefranco) e fique atento à confirmação das datas e forma de inscrição para os eventos.